sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Organize seu fluxo de caixa e comece janeiro no verde

Por Dora Ramos - www.administradores.com.br

É o instrumento de auxílio ao executivo nas tomadas de decisões mais importantes da organização, como prever as necessidades de captação de recursos e os períodos em que haverá sobras para aplicar esses excedentes de caixa nas opções mais lucrativas.

Em dezembro, o fluxo de caixa deve ser administrado com cautela. Nesta época, os gastos aumentam com o pagamento do 13° salário aos colaboradores, festas corporativas e benefícios especiais como cestas de Natal. Mas é em janeiro que a situação tende a piorar, já que nesse mês a carga tributária é maior, além do acúmulo de pagamento das férias.

Para quem não quer iniciar o ano no vermelho, é importante saber que o planejamento de um fluxo de caixa pode ser realizado diariamente, mensalmente ou trimestralmente e é considerado também como um indicador de desempenho da empresa. Para os empreendedores da área de comércio, é recomendado que aproveitem os lucros com o aumento das vendas em dezembro, preparando-se para os gastos em 2010.

Em alguns casos, é comum as empresas se perderem nas despesas de final de ano e terem grandes problemas financeiros no início do próximo período fiscal. As causas podem estar relacionadas a falta de programação de um fluxo de caixa eficaz e bem alimentado. O mecanismo dessa ferramenta não é tão complexo quanto parece, mas é necessário que exista uma atualização constante do movimento financeiro, e, sobretudo, comprometimento com as informações. Além disso, é importante que a planilha seja de fácil entendimento e esteja sempre disponível para consultas do administrador.

Por ser um momento delicado para as contas da organização, é preciso maior atenção às relações com o contador, peça chave para que o sucesso financeiro seja possível. Sendo assim, a confiabilidade em seu contador deve ser repensada neste período. Esta é a hora de analisar os erros ocorridos durante a gestão que se encerra, para transformá-los em ações certas e produtivas para o próximo ano.

* Dora Ramos atua no mercado contábil-administrativo há mais de vinte anos. É fundadora e diretora responsável pela Fharos Assessoria

Fonte: Administradores.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário