quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Hemepar enfrenta queda no estoque de sangue

Estoque caiu em 40% em função de férias e viagens


O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) está precisando de doadores de todos os tipos de sangue e por isso está chamando seus colaboradores. Com a chegada das festas de final de ano, o número de doações cai e é neste momento que o centro mais precisa de doadores voluntários. A queda no número de doações, nesta época do ano, pode chegar até 40%.

Além da demanda rotineira, em virtude dos procedimentos transfusionais, este período do ano também é marcado por acidentes automobilísticos, resultando consequentemente no aumento da demanda de atendimento aos pacientes e maior necessidade de sangue.

Com uma doação é possível separar quatro hemocomponentes fundamentais para o tratamento de pacientes: as hemácias, as plaquetas, o plasma e o crioprecipitado. "Algumas doenças genéticas, como a talassemia e a anemia falciforme, afetam o sangue, destruindo os glóbulos", explica a diretora do Hemepar, Suzana Mercer. Por esse motivo, ressalta que o sangue utilizado para transfusão deve provir de pessoas com boa saúde. "O sangue é um tecido vivo e também renovável", completa.

A Hemorrede é composta por 24 unidades distribuídas pelo Paraná que atende cerca de 400 hospitais e outros estabelecimentos de saúde. Em Curitiba e Região Metropolitana, o Hemepar atende 40 hospitais, entre eles o Hospital do Trabalhador, Hospital Angelina Caron e Hospital São Lucas de Curitiba que são responsáveis pelo atendimento de urgências/traumas, transplantes, cirurgias cardíacas, entre outras doenças que exigem transfusões sanguíneas.

O Hemepar funciona de segunda a sexta-feira das 7h30 até às 18h30 e no sábado das 8h às 17h. A unidade terá atendimento especial nos dias 24 e 31 de dezembro, das 7h30 até às 13h. Em Curitiba, o doador pode se dirigir até a unidade para fazer a doação ou se cadastrar como voluntário. O endereço é Travessa João Prosdócimo, nº 145, no Alto da XV. Mais informações pelo telefone (41) 3281-4000.

Fonte: Jornale

Nenhum comentário:

Postar um comentário