sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Jornalista é ameaçado e acusado de crimes em ataque virtual

Izabela Vasconcelos, de São Paulo

O jornalista Rubens Coutinho, editor do tudorondonia.com, vem recebendo uma série de e-mails com ameaças de morte e agressão, além de ter sido acusado, em um blog que considera “pirata”, de pedofilia contra quatro crianças. Nesta sexta-feira (19/02), o jornalista deve se encontrar com a Coordenadoria Estadual de Combate aos Crimes Cibernéticos, do Ministério Público de Rondônia, que irá investigar o ataque virtual.

Coutinho diz que passou a receber os e-mails com ameaças desde que publicou matérias criticando a gestão do senador Acir Gurgacz (PDT) e Cleomar Eustáquio, apontado como “marketeiro” do político. Antes disso, diz ter sido procurado por um suposto emissário do senador, que teria pedido, sutilmente, que o jornalista deixasse de publicar informações contra o parlamentar.

Jornalista descarta envolvimento de político
Coutinho, porém, ressalta que não desconfia de Gurgacz. “Não acuso ele, não tenho ele como suspeito. Ele não perderia o tempo com uma mesquinharia dessas. Deve ter sido alguém que tomou as dores por ele ou até alguém do meio jornalístico que queira me difamar”, afirmou.

Só na última quarta-feira (17/02), Coutinho recebeu seis e-mails com ameaças fortes, que falam de agressão física e morte. O blog, de um suposto Antonio Zacarias, acusa o jornalista de pedofilia e chega a citar a Polícia Federal como fonte, mas a página não possui e-mail ou fale conosco para contato.

“Estão tentando me desmoralizar, porque tenho um site independente e combativo. Temo pela minha vida, mas não vou deixar de trabalhar”, afirma o jornalista, que ressaltou que tem mais de 30 processos por seu trabalho jornalístico.

Senador nega participação no caso
Por meio de nota enviada ao jornalista, o senador negou que tenha qualquer envolvimento no caso e diz que preza pela imprensa livre. “As notícias veiculadas no seu site de web jornalismo não me desagradam. Sou totalmente a favor da imprensa livre. A população de Rondônia, de Brasil ou de qualquer canto do mundo, precisa ter acesso à informação, à verdade. A democracia depende da veiculação livre de informação produzida com consciência, compromisso, responsabilidade e transparência – elementos fundamentais para uma política mais honesta”, diz o texto.

A assessoria de imprensa de Gurgacz também negou que Cleomar Eustáquio seja “marketeiro” do senador e que algum emissário do político tenha procurado o jornalista para inibir a publicação de matérias sobre o parlamentar.

Fonte: Comunique-se

Nenhum comentário:

Postar um comentário