segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Com8s, misto de Google Wave com ensino à distância, estreia amanhã

Divulgação/Foresee - Tela do novo site: avaliações e tarefas em ambiente colaborativo

Publicado em 22/02/2010 | André Lückman
Uma nova versão de rede colaborativa, voltada para profissionais do meio acadêmico, será lançada amanhã em Curitiba. O Com8s – um trocadilho com o termo “co­­mates”, que quer dizer “colegas” – é um sistema de código aberto que centraliza diversos aplicativos da web com o objetivo de facilitar e intensificar a relação de grupos de estudo. Em seis meses uma no­­va versão, com foco corporativo, de­­ve ser lançada, de acordo com o sócio e desenvolvedor da Foresee So­­lutions, Alfredo Kugeratski Sou­­za.

As funcionalidades do sistema, em princípio, não são desconhecidas para quem já trabalha com o Google Wave ou o Moodle – aquele programa também de código aberto utilizado por grupos de educação a distância. O Com8s organiza as discussões em grupo, realização de tarefas e avaliações, levantamento de pesquisas, compartilhamento de arquivos, gerenciamento de notícias e a comunicação em áudio e videoconferência.

O avanço do lançamento, no entanto, reside na simplicidade: enquanto o Moodle é contratado por instituições de ensino e demanda contratação de empresas certificadas, o Com8s é centralizado no professor – foi criado para ser gerenciado diretamente pelo próprio educador, dispensando a participação da instituição na criação de um ambiente colaborativo virtual.

“Estamos oferecendo novas alternativas de comunicação e de interatividade profissional com mais simplicidade. Não é necessário gastar com licenças, manutenção, instalação e atualização de softwares”, diz Souza.

De acordo com ele, o Com8s terá uma versão gratuita, e também outras versões pagas para usuários avançados, com mais limite de espaço em disco, taxas de transferência de arquivos e dados ou ampliação de usuários cadastrados na mesma rede.

Futuro
A segunda etapa do Com8s prevê a ampliação de ferramentas e geração de relatórios, para atender também empresas. “Grandes empresas poderão ter aplicativos específicos para seus setores. O Com8s pode centralizar todos os arquivos do departamento de marketing ou financeiro, por exemplo, e independentemente da região geográfica em que os colaboradores estiverem no momento pode ser realizada uma reunião em teleconferência para decidir determinado assunto”, diz Souza.

De acordo com ele, o único requisito para o Com8s é um bom link para a internet, dispensando a necessidade de computadores potentes. “O sistema de nuvem mantém todos os arquivos disponíveis online. Com um simples netbook você consegue estar conectado ao sistema e às suas funcionalidades”, diz.

O Com8s será lançado oficiamente amanhã, a partir de quando novas informações devem estar disponíveis no site http://com8s.com/.

Fonte: Gazeta do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário