quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Editoras avaliam bloqueio ao serviço de notícias do Google

Bloomberg, de Nova York e San Francisco
25/11/2009


Editoras dos jornais americanos "Denver Post" e do "Dallas Morning News" devem retirar algumas de suas reportagens do site de notícias do Google, seguindo o exemplo da News Corporation, dona de títulos como "Times", de Londres, e o "New York Post". A News Corporation avalia bloquear o sistema de pesquisa do Google e negocia com a Microsoft a exibição de seu conteúdo no site de buscas Bing, afirmaram ontem fontes familiarizadas com a negociação.

O Grupo MediaNews bloqueará o Google News quando ele começar a atrair leitores na Pennsylvania e na Califórnia para acessar o conteúdo on-line no próximo ano, afirmou o presidente do grupo, Dean Singleton. Dona do "Morning News", a A.H. Belo Corporation também pode adotar taxas para acesso ao conteúdo on-line e bloquear o Google, afirmou seu vice-presidente, James Moroney. O bloqueio do site seria parte de uma estratégia mais ampla, disse.

Editoras estão se voltando contra o Google, que exibe gratuitamente manchetes e trechos das reportagens em seu site de notícias. O chefe da divisão de notícias do Google, Josh Cohen, afirma, porém, que menos de 1% das editoras optaram por não participar do serviço. "A razão porque eles não optam por ficar fora do serviço é que estão ganhando algo nessa relação", afirmou Cohen.

Menos de cem editoras bloquearam completamente seu conteúdo na pesquisa do Google News. As editoras americanas registraram queda de 28% na receita com publicidade impressa e on-line no terceiro trimestre, em comparação com o mesmo intervalo do ano passado, informou a Associação de Jornais da América.

Fonte: Valor Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário