segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Europa contesta projeto do Google de digitalizar publicações

Redação - Portal Imprensa
A intenção do Google de digitalizar milhões de livros e colocá-los na internet - atualmente em análise pela justiça norte-americana - encontra resistência por parte do setor editorial europeu. Associações de editores da Alemanha, Áustria e Espanha planejam enviar ao judiciário dos EUA argumentos contrários ao projeto da empresa de buscas. A Justiça norte-americana deve conceder o parecer final sobre o caso em 07/09.
Na mesma linha das associações, a editora francesa Editis também se opõe ao projeto do Google. Na avaliação do diretor-executivo da companhia europeia, Alain Kouck, não é viável o acordo entre a multinacional de buscas e a associação de escritores das editoras dos EUA, parceria esta que permite ao Google digitalizar milhões de livros para a internet.
Até o momento, o Google já digitalizou mais de 1,5 milhão de livros nos Estados Unidos. Na mesma linha, Amazon, Microsoft e Yahoo! também se opõem publicamente ao projeto de digitalização de livros.
O Google já é alvo de um processo movido em 2006 na França, em que a editora La Martiniére alega que o projeto da empresa multinacional infringe as leis de direitos autorais. O resultado da ação deve sair em 24 de setembro deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário