quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Conheça Pinterest, rede social que vai bombar em 2012

Mulheres dominam rede social feita com murais

João Varella, do R7
O ranking das dez redes sociais mais acessadas dos Estados Unidos ganhou um novo integrante em dezembro do ano passado. Segundo a Experian Hitwise, empresa especializada em medir audiência na web, o Pinterest multiplicou sua audiência em 40 vezes nos últimos seis meses, chegando a 11 milhões de acessos em uma semana. Em termos de visitantes únicos foram 4 milhões em novembro, segundo a ComScore, consultoria do mesmo ramo da Experian Hitwise.

Detalhe: o site não é aberto, só pode ser acessado por quem tem convite.

Mas o que é o Pinterest? O site se descreve como um quadro de avisos online. Depois de fazer um perfil no site, é possível criar murais com fotos, ilustrações e referências visuais coletadas na internet. O mural pode ter um tema e as pessoas podem seguir só o que lhes interessa.

Por exemplo, um usuário interessado em tecnologia, esportes e calendários de borracharia pode fazer um mural para cada assunto. Os amigos podem escolher se querem acompanhar todos os murais – inclusive outros que serão criados futuramente – ou só dos assuntos que lhe interessa.

Para facilitar a brincadeira, há um programa que adiciona um botão “Pin it” (fixe isso) na janela dos principais navegadores da internet.

A pegada do Pinterest lembra a de redes sociais como Digg, Reddit e Del.icio.us, onde o que interessava era compartilhar uma espécie de lista de sites favoritos. Porém, o visual é mais limpo e intuitivo. Em um momento que o Facebook faz uma mudança delicada nos perfis de seus usuários – aos poucos todos estão migrando para um modelo com uma linha do tempo – o Pinterest pode atrair uma fatia de insatisfeitos com a mudança.

Diferente do Facebook, rede social com maior audiência no planeta, o Pinterest incentiva que os usuários criem links para as fontes originais das postagens.

O esquema de organização também faz lembrar o Google Plus, cujo calcanhar de aquiles é justamente o visual.

Mulherada

Por enquanto, as mulheres representam 58% da audiência do site, segundo a Experian Hitwise. Em termos de idade, o grupo mais representativo são pessoas entre 25 e 44 anos (59%). De acordo com Heather Dought, pesquisadora da Experian Hitwise, decoração, artesanato, moda e comida são os assuntos dominantes do Pinterest.

Eli Goodman, analista da ComScore, disse que o crescimento do Pinterest é “completamente orgânico” – ou seja, não foram feitas publicidades sobre o site.
- A marca “Pinterest” parece estar entrando no léxico geral, de um jeito similar ao que aconteceu com o Twitter em 2008 e 2009.

O Pinterest foi criado em março de 2010.

Entenda como funciona: http://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/fotos/entenda-como-funciona-o-pinterest-20130103.html

Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário