sexta-feira, 18 de junho de 2010

Jornais são lidos por 46% da população

Os jornais são lidos por 46,1% dos brasileiros, enquanto as revistas são consumidas por 34,9% da população. O resultado está em pesquisa encomendada pela Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência da República.

Entre os que afirmaram ler jornais, 24,7% o fazem diariamente. Os que leem apenas uma vez por semana somaram 30,4%. “Dos leitores, 42,3% consideram o domingo o dia mais importante da semana para se ler jornal, enquanto que outros 30,6% apontaram como dia mais importante de leitura a segunda-feira”, explicam os coordenadores do trabalho.

Conforme o estudo, televisão e rádio são os meios de comunicação mais utilizados pelas pessoas para obter informações: 96,6% dos entrevistados assistem TV, enquanto o rádio é utilizado por 80,3%. Os jornais vêm logo depois, enquanto o uso da internet tem se ampliado.

Os dados apontam que 46,1% da população costuma acessar a rede de computadores. Desse total, 66,5% têm acesso em casa. A banda larga via cabo é o tipo de conexão mais usada entre esses internautas.

O acesso à rede mundial de computadores está diretamente associado à renda. Entre as famílias com rendimento superior a 10 salários mínimos, o percentual de uso é de 79,9%. A internet ainda está muito associada ao lazer. Apenas 24,8% das pessoas que acessam a rede o fazem para buscar informações. Entre os internautas, 47,7% costumam ler jornais, blogs ou notícias pela rede.

A pesquisa “Hábitos de Informação e Formação de Opinião da População Brasileira” foi feita pela empresa Meta, a pedido do Palácio do Planalto, para ajudar na “orientação dos esforços de comunicação do governo”. O levantamento ocorreu entre os dias 31 de janeiro e 5 de fevereiro, quando foram ouvidas 12 mil pessoas em 539 cidades no país.

Fonte: Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário