quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Projeto e consultoria grátis para a casa


Entidades que prestam serviços gratuitos na área de construção são opções seguras para quem quer construir ou reformar sem gastar muito
Publicado em 11/11/2009 Rafaela Bortolin, especial para a Gazeta do Povo

Procurar por entidades que pres­­­­tam serviços gratuitos de ar­­quitetura e engenharia civil é uma maneira segura e barata de conseguir orientação na hora de projetar, construir ou reformar. No Paraná, ao menos três insti­tui­­­ções oferecem esses serviços.

O Conselho Regional de Enge­nharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Paraná (Crea-PR) ofe­­rece o Casa Fácil: assessoria téc­­nica gratuita para moradias populares. Em mais de 20 anos, a iniciativa já beneficiou 145 mil fa­­mílias em 300 municípios do Pa­­raná. “É importante ressaltar que não construímos as casas. Nosso in­­tuito é deslocar um profissional que orienta o responsável pe­­la obra”, explica Luis Car­los Reis, presidente da Associação dos En­­genheiros e Arquitetos de Campo Largo, uma das 60 entidades-parceiras do programa no estado.

Quem recorre ao Casa Fácil ainda fica isenta das taxas cobradas pelo Crea-PR e não tem despesas com o projeto da moradia. “Em uma obra popular, esse desconto pode render uma economia de até R$ 2 mil”, comenta.

A pessoa deve ter renda abaixo de três salários mínimos e o terreno onde vai construir a casa em seu nome. “A moradia a ser construída deve ter até 70 metros quadrados de área e só pode ser realizada uma edificação por terreno”, explica.

A repositora de supermercado Aracilde Travensoli, moradora de Campo Largo, foi uma das pessoas beneficiadas pelo Casa Fácil. “Meu marido decidiu procurar o programa porque era a forma mais rápida de realizarmos o sonho da casa própria. Em janeiro, nossa expectativa é estar com a casa pronta e decorada”, conta.

Para se inscrever no projeto, o interessado deve procurar a prefeitura local ou a associação de en­­genheiros e arquitetos da cidade.

Sustentabilidade

Já para quem está interessado em tornar seu imóvel mais sustentável, mas não sabe como fazê-lo, uma opção é a consultoria gratuita da Associação Brasileira de Es­­critórios de Arquitetura do Paraná (AsBEA-PR). “Esse trabalho consiste em tirar dúvidas das pessoas sobre sustentabilidade e passar conceitos como economia de luz, energia e água, além de sugerir atitudes que podem tornar a casa menos agressiva ao meio ambiente”, explica Gustavo Pinto, presidente da entidade.

Lançado na 18ª Feira de Imó­veis da Ademi-PR, realizada na semana passada, o serviço não tem data para terminar. “Nos­sa ideia é mantê-lo pelo máximo de tempo possível e atender o má­­ximo de pessoas”. Para se inscrever é só ligar para a Asbea-PR, que fará uma triagem e agendará um horário com um arquiteto.

O Escritório Modelo de Ar­­qui­tetura e Engenharia da Univer­si­dade Federal do Paraná (UFPR), inaugurado há dois meses, é outro exemplo de serviço gratuito na área da construção. É formado por 17 alunos de Engenharia Civil, Elétrica e Arquitetura e desenvolve projetos em parceria com o Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR), o Crea-PR e o Sindicato dos Arqui­tetos e Urbanistas no Estado do Paraná (Sindarq-PR).

A iniciativa rendeu dois projetos na Lapa, atendendo 108 fa­­mílias do MST. “Nesse caso, acompanhamos a reforma das casas e coordenamos a construção de um novo prédio para a escola técnica local”, explica Fágner Zadra, estudante de Engenharia Civil e presidente do escritório. Os interessados precisam procurar o Senge-PR, que é o responsável pela triagem e organização dos pedidos.

Serviço: AsBEA-PR: (41) 3024-0090 (falar com Vanilma). Crea-PR: 0800-410067. Senge-PR: (41) 3224-7536.

Fonte: Gazeta do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário