quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Novo Centro de Atenção Psicossocial atenderá dependentes químicos

Prefeitura vai inaugurar o Caps no próximo dia 27

No próximo dia 27 de novembro será inaugurado em Pinhais mais um Centro de Atenção Psicossocial. Para quem não sabe, o CAPS é um dispositivo de assistência, aberto e comunitário do Sistema Único de Saúde, que faz parte da rede de saúde mental. Atualmente o município conta com o CAPS II, destinado ao atendimento de pessoas portadoras de transtornos mentais, maiores de 18 anos. O novo centro será da modalidade AD que atenderá pessoas portadoras de transtornos decorrentes do uso e dependência de substâncias psicoativas, como álcool e drogas.

De acordo com a OMS- Organização Mundial de Saúde, aproximadamente 15% da população mundial apresenta algum tipo de dependência. Em Pinhais é grande a demanda de pacientes com estes problemas, que agora terão um lugar específico para receber atendimento. "O objetivo é oferecer atendimento exclusivo a esta parcela da população. Realizando o acompanhamento clínico e a reinserção social, por meio do acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários", explicou secretária de saúde, Vilma Serra.

O CAPSad oferecerá três modalidades de atendimento para as pessoas que sofrem com o alcoolismo e a dependência química no município. "A forma de atendimento ao paciente será definida de acordo com o estado em que ele se apresente, e será alterada seguindo a evolução do caso", explicou a gerente de saúde mental do município, Adriana Perotoni. Serão oferecidas as modalidades de tratamento Intensivo (cinco dias por semana), Semi-intensivo (três dias por semana) e Não intensivo (três vezes ao mês).

A previsão é que a novo Centro atenda 190 usuários por mês, sendo 40 em regime de tratamento intensivo, 60 no semi intensivo e 90 no não intensivo. "A metodologia de trabalho é diferente. Serão desenvolvidas diversas atividades para recuperar os pacientes, e evitar o isolamento e internamento deles", comentou, Isoli Poulmann, Coordenadora do CAPSad.O atendimento na unidade será realizado por uma equipe multidisciplinar, composta por, psiquiatra, clínico geral, enfermeiro, psicólogo, terapeuta ocupacional, assistente social, técnicos de enfermagem, oficineiros e assistente administrativo.

Qualquer pessoa do município que tiver problemas com dependência e precisar de atendimento, pode procurar a Unidade de Saúde mais próxima da sua casa ou ir diretamente ao CAPSad que ficará na rua Antonio Andrade, n° 153, Vila Maria Antonieta.

Fonte: Assessoria/Prefeitura Municipal de Pinhais

Nenhum comentário:

Postar um comentário