quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Luis Fernando Verissimo autografa seu novo livro em Curitiba

Um dos mais importantes escritores brasileiros da atualidade. Essa é a melhor definição para falar de Luis Fernando Verissimo - conhecido por seus inúmeros livros, crônicas e textos de humor publicados diariamente em vários jornais do país.

Recatado, voz baixa e sem dar muitas entrevistas, ele prefere não falar de si. Mas quando aborda os assuntos que envolvem o país e o mundo, a genialidade vem à tona da mesma forma com que suas palavras descrevem com maestria as situações hilárias de suas histórias.

E por falar em humor, mais um trabalho acaba de chegar ao mercado editorial, “Os Espiões” (ed. Alfaguara, 144 pág., R$ 31,90). Dessa vez, um romance que o próprio Verissimo considera “seu”, do início ao fim, já que nunca havia escrito antes um romance por impulso próprio. “Esse aí eu mesmo resolvi me encomendar”, comenta.

Para os admiradores do escritor, aí vai uma excelente e rara oportunidade de encontrá-lo pessoalmente. No próximo dia 30 de novembro (segunda-feira), ele autografa a obra a partir das 19h30, na Livrarias Curitiba Megastore do Shopping Palladium (av. Presidente Kennedy, 4121, loja 2047, piso L2, Portão, tel. 41-3330-6749). A entrada é franca e desde o dia 21 estão sendo distribuídas 200 senhas nas oito lojas da rede na capital paranaense. Cada senha dá direito a dois autógrafos por pessoa. Somente quem tiver a senha e o livro poderá pegar autógrafo com o autor.

Enredo
Ainda se curando da ressaca do final de semana, na manhã de uma terça-feira, o funcionário de uma pequena editora recebe um envelope branco, endereçado com letra cursiva. Por pouco ele não o lançou direto para o lixo. Frustrado na vida profissional, desiludido com as mulheres, esse infeliz funcionário não costuma ter boa vontade com a humanidade. Mas algo chama sua atenção, a escrita trêmula, a florzinha no lugar do pingo do i – e assim o envelope pousa em sua vida como um pássaro perdido.

Dentro, as primeiras páginas de um livro de confissões escrito por uma certa Ariadne, que promete contar sua história com um amante secreto e depois se suicidar. Amante de histórias policiais, o editor fica fascinado pelo texto assinado por ela, apesar de seus erros gramaticais e a falta absoluta de vírgulas. Inspirado por John le Carré, ele vai convencendo seus amigos de bar a acompanhá-lo numa missão tão fascinante quanto patética: capturar Ariadne e salvar sua vida.

Mas quem é Ariadne? Na mitologia grega, a filha de Minos, rei de Creta, ajuda Teseu a sair do labirinto depois de ele matar o Minotauro. Em Os Espiões, Luis Fernando Verissimo, um dos autores de humor mais criativos e respeitados do país, cria uma Ariadne às avessas, que vai enfeitiçando o protagonista e seus amigos de bar, os deliciosos e risíveis espiões deste livro.

Sexto romance do autor, o livro de estreia na Alfaguara é o primeiro que o próprio Verissimo considera “seu”, do início ao fim, já que nunca havia escrito antes um romance por impulso próprio. As demais narrativas do gênero que o autor escreveu (O Jardim do Diabo, O Clube dos Anjos, Borges e os Orangotangos Eternos, O Opositor e A Décima Segunda Noite) nasceram todas de provocações ou de encomendas das editoras.

Carreira
Questionado se o fato de ser filho de Erico Verissimo o intimidou na hora de escolher a profissão de escritor, ele responde. “Sempre convivi bem com a notoriedade do meu pai, porque ele convivia bem com ela e nunca se deslumbrou com a popularidade. De certa maneira, este traço se refletiu no resto da família. Pelo menos conscientemente, nunca tive esse tipo de problema. Inconscientemente, talvez: comecei a escrever bem tarde, já aos 30 anos, no jornalismo. Talvez o fato de ser filho de escritor me tenha feito achar inconscientemente que eu não podia ser escritor. A vocação se revelou um pouco tarde. Mas na verdade, não senti problema. Tenho certeza de que o fato de ter um sobrenome também me ajudou”.

Entre os inúmeros personagens que criou ao longo da carreira, ele destaca alguns – sem ter paixão mais arrebatadora. “O Analista de Bagé, pela repercussão que teve, é muito importante na minha vida. O Ed Mort, uma paródia literária, foi bom de fazer. Mas não tenho preferência por nenhum desses meus filhos”, fala.

Perfil
Luis Fernando Verissimo nasceu em setembro de 1936. É um dos mais importantes escritores brasileiros da atualidade.

Cronista dos jornais O Globo, Zero Hora e O Estado de S.Paulo, tem seus textos lançados pela Editora Objetiva desde 1999, em coletâneas de sucesso como O Melhor das Comédias da Vida Privada, As Mentiras que os Homens Contam, Banquete com os Deuses e, mais recentemente, O Mundo é Bárbaro. Como romancista, é autor dos best-sellers O Clube dos Anjos e A Décima Segunda Noite, entre outros. Vive em Porto Alegre com a mulher, Lúcia, e tem três filhos.

Serviço
O que: Lançamento do livro “Os Espiões” e sessão de autógrafos com Luis Fernando Verissimo.
Quando: Dia 30 de novembro (segunda-feira), às 19h30.
Onde: Livrarias Curitiba Megastore do Shopping Palladium (av. Presidente Kennedy, 4121, loja 2047, piso L2, Portão, tel. 41-3330-6749).
Quanto: A entrada é franca. Desde o dia 21 estão sendo distribuídas 200 senhas nas oito lojas da rede na capital paranaense. Cada senha dá direito a dois autógrafos por pessoa. Somente quem tiver a senha e o livro poderá pegar autógrafo com o autor.

Mais informações:
Grupo Livrarias Curitiba
Jornalista / Assessor de Imprensa: João Alécio Mem
Tel. 41-3330-6792 / 9124-9748
Fax 41-3330-5132
E-mail: imprensa@livrariascuritiba.com.br
Site: http://www.livrariascuritiba.com.br/





Nenhum comentário:

Postar um comentário