terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

A importância da Assessoria de Imprensa

***Virginia Origuela

A assessoria de imprensa é uma ferramenta do jornalismo em si, que liga de forma direta a noticia com a mídia, ela pode e deve ser utilizada pelas empresas de pequeno, médio e grande porte. Não podemos confundir o assessor e seu trabalho com publicidade, pois a assessoria leva de forma clara a noticia, já na publicidade ele vende propaganda, ocupa boa parte dos espaços, da mídia e da imprensa com marketing, já o assessor noticia, divulga em forma de noticia, colunas, releases.

Existem alguns aspectos que fazem parte da Assessoria, eles são: O Press Kit ou Press Imprensa é um pacote empresarial que conta informação e algum aspecto promocional. Temos também o Mailing List ou Mala Direta, também conhecida como Lista de Correio, Entrevistas coletivas, Questões de Sociabilidade e Questões Sociais.

Ela surgiu entre a década de 60 e 70, e veio para ficar e conforme a globalização desde então vem sofrendo alterações e melhorias. O papel do assessor hoje continua sendo importante como era antes, porém as novas tecnologias e meios de comunicação tornaram o trabalho do assessor em algo mais “Complexo”. Não basta ser criativo é preciso saber abordar, conduzir, noticiar, ser sociável, ter contatos, agilidade, ética, clareza e principalmente saber diferenciar tais noticias e acontecimentos.

Pela qualidade e constância do trabalho do assessor de imprensa, ele tende a levar ate a mídia a postura da empresa e melhorar sua imagem, seus valores perante a sociedade em si. Tornam pessoas, personalidades, empresas, órgãos públicos, a serem vistos e bem lembrados.

A assessoria de imprensa deve fazer parte da imprensa, ignorar esse aspecto é o mesmo que ignorarmos a mídia e suas singularidades, a mídia sempre vai existir, prevalecer e opinar cabe ao assessorado direcionar, pois hoje em dia no mundo todo existem mídias e mídias, as que são transparentes e as mídias negras, onde muitos distorcem a informação, publicam sem antes checar suas fontes e deixam por isso mesmo.

Tal Assessoria precisa ser classificada dentro do parâmetro da comunicação pública da organização, levando–se em conta que as mudanças ocorridas na sociedade, aliadas à globalização do mercado, alteraram profundamente a noção de comunicação organizacional, criando a interdependência da organização de seus públicos, inclusive da imprensa. A empresa não pode ficar falando para si, precisa falar para o mercado global, falar no geral.

O ponto não é discutir quem faz assessoria ou o que é específico de cada habilitação da comunicação social, mas estar atento às mudanças ocorridas no campo da relação das organizações com os seus diferentes públicos. A empresa e o empresário não pode mais focar e voltar seu olhar somente para si, ele tem de estar ligado, olhar sempre para fora, ao seu redor, pois é nesse meio que a noticia e a vida acontece.

A Assessoria ganhou aspectos estratégicos, planejamentos, e hoje pode ser considerada uma consultoria e não somente uma assessoria, pois quando se trabalha em prol do assessorado a tendência é beneficia-ló em todos os aspectos, desde empresarias ate pessoais. Existem inúmeros tipos de assessoria: Temos a Política, Empresarial, Pessoal, Assessoria de Marketing, De estilo, de roupas (Personal Stylist), De boas maneiras, etc.

As organizações, as empresas, não estão interessadas somente em se relacionar com alguns ou a minoria, mas sim com todo mercado, todos os segmentos, de maneira positiva, permanente, a fim de lucrar, de manter seu faturamento, de manter-se em evidência e em clima de negócios.

A Assessoria de imprensa é de suma importância tanto para os jornalistas, os profissionais de Relações Públicas que também desempenham essa função, mas sim diante de todo comercio em si, de toda sociedade, pois ela é a via de mão dupla, é quem propaga a noticia diante da mídia, quem cria, quem conduz, conserta, divulga, modifica a mente das pessoas e da sociedade em si, que até hoje insisti em não querer acompanhar o crescimento e a valorização de tais profissionais em meio ao mercado de trabalho.

Dentre o jornalismo essa é uma área a qual realmente faz a diferença! A empresa não escolhe sempre, nem quando e nem onde quer aparecer, por isso que o assessor é de suma importância para o assessorado, pois ele viabiliza uma maior credibilidade e melhoram as relações Mídia x Empresa e Empresário x Funcionário.

Novos conceitos trazem novas visões, clientes e benefícios. Pensemos Nisso!

***Virgínia Origuela, jornalista, pós graduada em Comunicação Empresarial.

Fonte: Reporter Diário

Nenhum comentário:

Postar um comentário