terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Concerto de Natal encerra projeto Música nos Museus

O Projeto Música nos Museus do mês de dezembro apresenta um recital de Natal com o Coro de canto gregoriano Cantus Libere, com regência do cantor Paulo Valente. Nesta edição, será apresentado um concerto com quinze peças musicais eruditas de temática natalina. O espetáculo acontece no Espaço Miguel Bakun, na próxima quinta-feira (16), às 18h30, com entrada franca.

Música nos Museus é um projeto da Secretaria de Estado da Cultura que mensalmente apresenta uma atração musical do Paraná em seus espaços de exposição. A idéia é contemplar todos os gêneros musicais, buscando como critério principal a qualidade dos músicos.

Para a secretária de Cultura Vera Mussi, essa é uma oportunidade de reunir num só espaço música e outras artes. "O projeto Música nos Museus quer trabalhar a excelência dos instrumentistas do nosso estado em espaços não-convencionais para espetáculos musicais. Assim podemos aproximar o público dessas duas linguagens artísticas numa ação de integração cultural", finaliza.

CORO - O coro Cantus Libere, sediado em Curitiba, é composto por cantores profissionais e se dedica ao estudo e à prática da música sacra paleo-cristã. O repertório contempla, além do canto gregoriano, o canto ambrosiano (ou milanês), o canto mozárabe e o canto galicano. O estudo da interpretação rítmica e da restituição melódica é realizado em fac-similes de manuscritos medievais levando-se em consideração também as pesquisas realizadas por renomados estudiosos. “Somos o primeiro e, talvez, o único grupo no Brasil a trabalhar dessa forma com o intuito de conseguir uma execução mais próxima do período conhecido como ‘Idade do Ouro’ do canto gregoriano, ou seja, a alta Idade Média”.

Informações: Paulo Valente
Regente do Coral Gregoriano
(41) 9902-4610

Fonte: Rodney Caetano

Nenhum comentário:

Postar um comentário